Erasmus Mundus abre inscrições para bolsas de mestrado em jornalismo na Europa

Por treinamento

O programa Erasmus Mundus está com inscrições abertas para bolsas de estudos na Europa voltadas para jornalistas. Os aprovados farão um mestrado de dois anos em Jornalismo, Mídia e Globalização. As inscrições podem ser feitas até 10 de janeiro de 2017.

No primeiro ano do mestrado, os participantes dividirão os estudos entre a universidade Aarhus e a Danish School of Media and Journalism, na Dinamarca. Também há a possibilidade de cursar o segundo semestre do primeiro ano em instituições fora da Europa. Nesse caso, são oferecidas vagas na Universidade da Califórnia, nos EUA, na PUC de Santiago, no Chile, e na University of Technology, em Sydney.

Campus da Universidade Aarhus, na Dinamarca (Foto: Reprodução/Facebook)
Campus da Universidade Aarhus, na Dinamarca (Foto: Reprodução/Facebook)

Já no segundo ano, os estudantes devem escolher entre quatro opções de programas: guerra e conflito, na Universidade Swansea (País de Gales, Reino Unido); negócios e finanças, na City University de Londres (Inglaterra); jornalismo e mídia entre culturas, na Universidade de Hamburgo (Alemanha); mídia e política, na Universidade de Amsterdã (Holanda). A escolha deve ser feita já no momento da inscrição.

A instituição oferece uma bolsa de € 47 mil (R$ 168.683) pelos dois anos de mestrado para estudantes de fora da Europa. No valor, estão inclusas despesas com matrícula, viagens e hospedagem.

Para participar, é preciso ter formação universitária e no mínimo três meses de experiência profissional em jornalismo. Também é necessário apresentar um certificado do exame de proficiência em inglês Ielts, com nota igual ou superior a 7.

No ato da inscrição, os interessados devem enviar um certificado de graduação, currículo, três reportagens que exemplifiquem o trabalho do candidato e duas cartas de recomendação.

Faça aqui sua inscrição.