Folha exibe sessão especial do filme ‘Sob Pressão’, que retrata rotina de médicos da rede pública

Por treinamento

A Folha apresenta na quinta-feira (10) a pré-estreia do filme “Sob Pressão”, com a presença do ator Júlio Andrade, do diretor Andrucha Waddington e do escritor Márcio Maranhão, autor do livro que deu origem ao longa.

Waddington, Maranhão e Andrade debaterão as questões abordadas pela obra com 65 estudantes e professores de medicina que acompanharão a exibição.

Atores Júlio Andrade e Ícaro Silva em cena do filme "Sob Pressão" (Foto: Divulgação)
Atores Júlio Andrade e Ícaro Silva em cena do filme “Sob Pressão” (Foto: Divulgação)

O filme retrata um dia no atendimento médico de emergência da rede pública de saúde. No centro cirúrgico, o médico Evandro (Júlio Andrade) encara três cirurgias de alto risco: um traficante, um policial militar e uma criança de uma família rica, todos feridos em um tiroteio na favela ao lado do hospital.

O roteiro foi inspirado no livro “Sob Pressão –A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro”, escrito por Maranhão e lançado pela editora Foz em 2014.

Ele trabalhou, durante 15 anos, em hospitais estaduais e municipais do Rio de Janeiro. Ainda como residente, Maranhão se chocou com a rotina do hospital municipal Souza Aguiar, apelidado por ele, no livro, de “inferno de Dante”.

A sessão acontece às 20h, no Espaço Itaú Frei Caneca, no shopping Frei Caneca, que fica na rua Frei Caneca, 569, no bairro Consolação. A entrada é gratuita, e o ingresso deve ser retirado 1 hora antes da sessão.