Conheça os integrantes da primeira turma de trainee sênior

Por treinamento

Escolhidos entre 1.500 candidatos, os 12 trainees com mais de 40 anos têm formações diferentes. Eles passarão dois meses no curso de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha, programa patrocinado pela Odebrecht, Philip Morris e Friboi.

X

Christiana Mariani da Silva Telles, 54, carioca, advogada com mestrado em direito econômico internacional pela Universidade de Warwick (UK). Já advogou para empresas e bancos e é procuradora em direito público do Município do Rio de Janeiro. Fotógrafa amadora, expôs na França, no início do ano, série sobre crianças do morro Dona Marta.

Daniela Martins, 41, é museóloga. Trabalhou no Museu de Arte Moderna do Rio, atuou em comunicação científica para o público leigo na UFRJ e foi dona de produtora de cinema. Atualmente, mora em Brasília e faz produção de textos para TV, rádio, internet e redes sociais no blog do jornalista Kennedy Alencar.

Daniela Pintão, 40, formada em propaganda & marketing, é documentarista com mestrado em Barcelona. Dirigiu o curta “Shahada”, sobre mulheres espanholas convertidas ao islamismo. Trabalha como tradutora e produtora e diretora de projetos audiovisuais.

Eduardo Muylaert, 71, é advogado, fotógrafo e escritor. Foi secretário de Justiça e de Segurança Pública de SP (governo Montoro), presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, procurador do Estado e juiz do TRE. Publicou dois livros de fotografia, participa de exposições e é comentarista do Jornal da Cultura.

Etel Frota, 64, paranaense, é médica com especialidade em saúde pública e reumatologia. Aposentada, virou produtora cultural, letrista de MPB (parcerias com Zé Rodrix, Tavito, André Mehmari, Luhli e Lucina) e radialista. Apresenta um programa semanal temático sobre poesia, prosa e música na Rádio Educativa do Paraná.

Fabrício Teixeira Neves, 40, carioca, é professor de ciência política e sociologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Coordena pesquisa para a produção do “Dicionário de Cultura Política”, voltado para o público jovem, com auxílio da Faperj. 


João Marcelo Alves, 42, biólogo, é professor no Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Pós-doutorado em genômica e bioinformática pela Virginia Commonwealth University, pesquisa a família de parasitas tripanossomas. Estuda astronomia e astrofísica. Multiinstrumentista, integrou a banda de punk rock “Rising Sun” (anos 90).

Ricardo Amaral da Silveira, 49, é formado em jornalismo, mas trabalha há 30 anos com publicidade. Trabalhou nas agências MPM, Africa, Loducca, DPZ e Babel, da qual foi sócio-diretor. Atualmente é diretor de Criação na AlmapBBDO. É maratonista por hobby e apaixonado por jornalismo esportivo.


Ricardo Kuchenbecker, 47, é professor de epidemiologia da Faculdade de Medicina da UFRGS, onde fez doutorado, e chefe da emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Coordenou o programa de redução de danos para usuários de drogas injetáveis da Prefeitura de Porto Alegre, apontado como experiência exemplar pela ONU em 2001.

Solange Reis, 52, é formada em jornalismo e em ciências políticas, com pós-doutorado em relações internacionais. É professora, especialista em política externa dos Estados Unidos e da Alemanha e produz o informativo OPEU (Observatório Político dos Estados Unidos), dedicado a acompanhar a política doméstica e exterior americana.

TRAINEES OUVINTES

João Gabriel Junqueira, 48, formado em relações públicas com MBA em comunicação, atua na área comercial da Folha há 16 anos. Está cursando o Treinamento Sênior para recuperar o sonho do ofício que nunca exerceu.


Tony Goes, 56, já é colunista do site F5, do grupo Folha, onde escreve sobre televisão, mas decidiu cursar o treinamento para aprender sobre hard news e procedimentos jornalísticos. Sua vida como blogueiro começou por acaso, quando ele ainda trabalhava em publicidade, e sentia falta de um espaço para escrever livremente sem a “censura” de clientes.