Jornalista disponibiliza on-line livro que conta história da física de forma simples

O jornalista do Instituto Ciência Hoje e colaborador da Folha, Cássio Leite Vieira, disponibilizou de forma integral na internet seu livro “História da Física”, que reúne artigos, ensaios e resenhas veiculados no jornal e em outras publicações, como as revistas “piauí” e “Scientific American Brasil”.

Segundo Vieira, o objetivo é apresentar a história da física de forma simples e compreensível até para o público que não tem formação em ciência. A obra é separada entre textos que abordam temas globais, artigos que contemplam a experiência brasileira e resenhas de livros sobre figuras importantes da ciência.

A ‘Ilustríssima’ – e, antes, o caderno ‘Mais!’ –, ao longo de quase 25 anos nos quais colaboro com a Folha, me deram a chance de publicar sobre história da física. Surgiu recentemente a oportunidade de reunir esses textos em uma publicação, que eu queria que fosse eletrônica, para ser distribuída gratuitamente”, conta o jornalista.

Ao longo de quase 200 páginas, ele aborda temas variados, como a teoria da relatividade de Einstein, o interesse do dramaturgo Tennessee Williams pela física e um eclipse observado em 1919 no município de Sobral (CE).

Segundo o autor, a obra é principalmente voltada para alunos de ensino médio. “Ficaria muito feliz se parte deles [leitores] fossem meninas –daí ter feito questão de incluir o texto ‘Meninas de Exatas’”, explica. Ele afirma que seria um bônus caso a obra fosse lida também por professores de ensino médio, universitários e pesquisadores.

Cássio Leite Vieira é doutor em história da ciência pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e autor de “Einstein – O Reformulador do Universo” (Odysseus) e “Pequeno manual de divulgação científica” (Instituto Ciência Hoje).

 

Comentários

  1. Acho uma ótima iniciativa. Já acompanho publicações científicas em diversas mídias mesmo sem formação em exatas, de forma que devo ter alguma familiaridade com parte do conteúdo do seu livro, mas pretendo ler para principalmente ter um título pra recomendar para os entusiastas mais novos e de primeira viajem.

  2. Muito importante a atitude do jornalista disponibilizar o seu livro on-line para os estudantes e o público em geral . considero uma louvável. Parabéns.

Comments are closed.