Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Jornalista disponibiliza on-line livro que conta história da física de forma simples

Por treinamento
O jornalista do Instituto Ciência Hoje e colaborador da Folha, Cássio Leite Vieira, disponibilizou de forma integral na internet seu livro “História da Física”, que reúne artigos, ensaios e resenhas veiculados no jornal e em outras publicações, como as revistas “piauí” e “Scientific American Brasil”.

Segundo Vieira, o objetivo é apresentar a história da física de forma simples e compreensível até para o público que não tem formação em ciência. A obra é separada entre textos que abordam temas globais, artigos que contemplam a experiência brasileira e resenhas de livros sobre figuras importantes da ciência.

A ‘Ilustríssima’ – e, antes, o caderno ‘Mais!’ –, ao longo de quase 25 anos nos quais colaboro com a Folha, me deram a chance de publicar sobre história da física. Surgiu recentemente a oportunidade de reunir esses textos em uma publicação, que eu queria que fosse eletrônica, para ser distribuída gratuitamente”, conta o jornalista.

Ao longo de quase 200 páginas, ele aborda temas variados, como a teoria da relatividade de Einstein, o interesse do dramaturgo Tennessee Williams pela física e um eclipse observado em 1919 no município de Sobral (CE).

Segundo o autor, a obra é principalmente voltada para alunos de ensino médio. “Ficaria muito feliz se parte deles [leitores] fossem meninas –daí ter feito questão de incluir o texto ‘Meninas de Exatas’”, explica. Ele afirma que seria um bônus caso a obra fosse lida também por professores de ensino médio, universitários e pesquisadores.

Cássio Leite Vieira é doutor em história da ciência pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e autor de “Einstein – O Reformulador do Universo” (Odysseus) e “Pequeno manual de divulgação científica” (Instituto Ciência Hoje).

 

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade