Nova plataforma do Instituto Escolhas calcula melhor forma de recuperar área desmatada

Por treinamento

O Instituto Escolhas, organização que faz análises sobre sustentabilidade, acaba de lançar uma plataforma que permite ao público acessar de forma interativa informações em áreas como energia e transporte. O primeiro tema da nova plataforma, chamada #Quantoé, é “Plantar Floresta”.

quantoe
Com a ferramenta, o instituto disponibiliza um mapa em que é possível calcular o valor necessário para recuperar a área desmatada em propriedades rurais, assim como a receita gerada pela exploração econômica do plantio da nova floresta. Para isso, o usuário deve selecionar a macrorregião onde fica a área a ser recuperada e informar suas dimensões.

A plataforma oferecerá então oito possíveis modelos de recuperação de florestas para que o usuário selecione a melhor opção, de acordo com critérios como o grau de degradação da terra, necessidade ou não de construir cercas e a finalidade do investimento.

A ferramenta usa informações de um estudo feito pelo Escolhas para a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, com estimativas do investimento necessário no Brasil para recuperar 12 milhões de hectares até 2030 –uma das metas apresentadas na Conferência do Clima de 2015, em Paris.

A plataforma é aberta e pode ser acessada por computador, celular ou tablet.