Instituição americana oferece bolsas para seminário sobre violência e conflitos

Por treinamento

O Dart Center for Journalism and Trauma, da Universidade de Columbia, está com inscrições abertas até 30 de setembro para a bolsa Ochberg. O programa é voltado para jornalistas veteranos ou em meio de carreira que tenham interesse em aprender mais sobre traumas emocionais e danos psicológicos e em aprofundar reportagens sobre violência, conflitos e tragédias. As inscrições podem ser feitas no site.

A instituição oferece uma semana de seminário com jornalistas de diferentes partes do mundo na Universidade de Columbia, em Nova York. Os participantes ouvirão especialistas de diferentes disciplinas sobre trauma e saúde mental. O programa também promove conversas com outros jornalistas sobre questões de ética e boas práticas na profissão.

Para participar, o candidato precisa ter ao menos cinco anos de experiência em jornalismo e ser fluente em inglês. Obrigatoriamente, deve ter reportagens publicadas que abordem violência e seus impactos em indivíduos, famílias ou comunidades.

A bolsa cobre despesas de viagem, alojamento, alimentação e outros gastos diretamente ligados à participação no programa. Esta edição, em que serão selecionados 12 jornalistas, acontecerá entre 16 e 21 de janeiro de 2017.

Desde 1999, o programa Ochberg já atendeu mais de 200 jornalistas de 25 países. A bolsa foi criada em homenagem ao médico Frank Ochberg, professor de psiquiatria na Universidade de Michigan e pioneiro no diagnóstico e tratamento de transtorno de estresse pós-traumático, síndrome de Estocolmo e outras doenças causadas por violência e traumas.