MIS recebe exposição com fotografias de David Zingg para o extinto ‘Notícias Populares’

Por treinamento

A partir de 26 de setembro, o MIS (Museu da Imagem e do Som) sediará a exposição “David Zingg, o fotógrafo do Notícias Populares”, com imagens tiradas pelo repórter norte-americano ao longo dos três meses em que trabalhou para o jornal, em 1986.

Zingg produziu principalmente pautas de jornalismo popular e comunitário, mas também guardou espaço para a música popular brasileira, uma de suas paixões.

X

Entre as fotos que ficarão expostas, estão imagens de mulheres nuas, retratos de bairros pobres da periferia e cenas de preparação da torcida brasileira para a Copa do Mundo do México.

Nesse período, Zingg também fotografou uma visita do cantor Tony Bennett a São Paulo, um encontro de Caetano Veloso com João Gilberto, uma pajelança –série de rituais indígenas– apresentada pelo artista multimídia Bené Fontenelles, um dos destaques da Bienal deste ano, e uma apresentação do ex-Novos Baianos Odair Cabeça de Poeta.

A exposição tem curadoria e pesquisa do colunista da Folha Leão Serva.

Segundo Serva, trabalhar no “Notícias Populares” foi a realização de um sonho para Zingg, que considerava o jornal um veículo de comunicação poderoso.

“Em um certo momento de 1986, David Zingg me disse que tinha o sonho de conhecer o ‘Notícias Populares’, fotografar para o jornal que ele achava sensacional”, conta Serva, que era repórter da “Ilustrada” na época. Ele combinou com o fotógrafo de colocá-lo no “Notícias Populares”, que pertencia ao Grupo Folha, em troca de uma entrevista. “Quando saiu a primeira foto dele no jornal, ele me deu a entrevista, que foi capa da ‘Ilustrada’.”

Quando se mudou para o Brasil, na década de 1960, Zingg já tinha no currículo trabalhos para revistas americanas como “Life”, “Look”, “Esquire” e “Vogue”. Aqui, colaborou com as revistas “Manchete”, “Veja”, “Realidade”, “Claudia”, “Playboy”, “Quatro Rodas” e “IstoÉ”. Na Folha, foi cronista entre os anos 1987 e 2000, sob o apelido de Tio Dave.

A exposição permanecerá no MIS até o dia 4 de novembro. No dia 26 de setembro, ela será aberta apenas para convidados, a partir das 19h.

David Zingg, o fotógrafo do Notícias Populares
Quando: de 27 de setembro a 4 de novembro; terças a sábados, das 12h às 20h, domingos e feriados, das 11h às 19h (com uma hora de permanência após o fechamento da bilheteria)
Onde: MIS, espaço expositivo, 2º andar (Museu da Imagem e do Som, av. Europa, 158, Jardim Europa)
Ingresso: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia); às terças-feiras a entrada é gratuita