Centro Knight tem vagas abertas para curso de raspagem de dados para jornalistas

Por treinamento

O Centro Knight de Jornalismo, da Universidade do Texas, está com inscrições abertas para o curso on-line “Raspagem e mineração de dados para jornalistas”. Raspar dados significa coletar informações de diferentes fontes, como sites e planilhas, e transportá-las para outro formato, em que possam ser analisados mais facilmente.

As aulas acontecem entre os dias 5 de setembro e 2 de outubro e serão ministradas pelo jornalista e coordenador global da rede Escola de Dados, Marco Túlio Pires.

 Jornalista e coordenador global da rede Escola de Dados, Marco Túlio Pires (Foto: Reprodução)
Jornalista e coordenador global da rede Escola de Dados, Marco Túlio Pires (Foto: Reprodução)

Ao longo de quatro semanas, os participantes terão lições sobre como automatizar o processo para baixar e organizar informações na internet em diferentes formatos, agilizando a análise de dados da web.

Para participar, os interessados devem ter alguma experiência prévia com estrutura de páginas web, formatos comuns como o CSV e o XLS e noções básicas de jornalismo de dados. As aulas serão divididas em módulos semanais, com materiais multimídia, questionários e fóruns de discussão.

Entre os assuntos tratados, estão: raspagem de redes sociais, de arquivos PDF, de páginas da Web e raspagem com programação de computadores, usando a linguagem Python. A maioria das atividades do curso pode ser realizada em dias e horários escolhidos pelos estudantes, mas haverá prazos sugeridos para cada semana.

O curso tem vagas limitadas, e as inscrições podem ser feitas no site. A taxa de inscrição é de US$ 95 e deve ser paga com cartão de crédito. Ao final, os participantes receberão um certificado eletrônico de conclusão.