Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Ex-jornalista da Folha, Oscar Pilagallo lança seu primeiro livro de ficção

Por treinamento

Para escrever ficção, o jornalista Oscar Pilagallo, que trabalhou muitos anos na Folha, diz que precisou desaprender algumas coisas da profissão. Vontade antiga, ele lança seu primeiro romance ficcional, “Lua de Vinil”,  nesta segunda-feira (1º), na Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis.

O jornalista e escritor Oscar Pilagallo, que estreia na ficção com o livro “Lua de Vinil” (Foto: Fabio Braga/Folhapress)

“É preciso fazer um esforço para aprender a ser ficcionista. Como jornalista, a coisa sai muito rápido, o que para livro de ficção não funciona”, explica. Segundo ele, uma das maiores dificuldades foi encontrar uma outra voz, que fosse mais pessoal, para desenvolver a história.

Voltado ao público jovem adulto, “Lua de Vinil” conta a história do jovem Giba, que provoca um acidente e deixa um garoto da vizinhança ferido. A partir daí, o romance —cuja narrativa se passa na São Paulo da década de 1970— trata dos dilemas morais do protagonista.

Pilagallo teve passagens pela Folha nos anos 1980 e 1990, quando exerceu os cargos de repórter da então editoria “Economia” e de editor dos cadernos “Dinheiro” e “Sinapse”. A partir de 2000, tornou-se colaborador do jornal e publicou alguns títulos para a Publifolha e para a Três Estrelas. Entre eles, “A aventura do dinheiro” (2000), “História da imprensa paulista” (2012) e “O Golpe de 64” (2014).

LUA DE VINIL
AUTOR: Oscar Pilagallo
EDITORA: Seguinte
QUANTO: R$ 29,90 (168 págs.)
LANÇAMENTO: Dia 1º/8, das 18h às 22h, na Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis, av. Higienópolis, 618

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade