Programa Chevening abre inscrições para bolsas de mestrado no Reino Unido

Por treinamento

O Programa Chevening, oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, abre inscrições para bolsas de mestrado, com duração de um ano, a partir do dia 8 de agosto.

As inscrições valem para o ano letivo de 2017/2018, e as aulas terão início entre os meses de setembro e outubro. O processo seletivo tem duração média de 10 meses.

O programa inclui universidades da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Para participar, os candidatos precisam ter diploma de graduação em qualquer área, com comprovação de ótimo desempenho acadêmico, pelo menos dois anos de experiência profissional e bom domínio da língua inglesa. Não há limite de idade.

Acesse aqui a lista completa dos critérios de participação.

Participantes do Programa Chevening, no Reino Unido (Imagem: Reprodução/Facebook)
Participantes do Programa Chevening, no Reino Unido (Imagem: Reprodução/Facebook)

Embora a escolha de cursos para brasileiros seja livre, o Chevening incentiva inscrições nas seguintes áreas de estudo:

  • Administração, Negócios & Indústria: Finanças, Comércio, Transporte, Energia, Engenharia, Economia Criativa & Digital (incluindo Gestão de Crises e de Projetos).
  • Segurança e Defesa: Segurança Global e Multilateral, Segurança Cibernética, Defesa Digital, Crime Transnacional, Drogas, Conflitos e Desarmamento.
  • Desenvolvimento: Sustentabilidade, Nutrição, Agricultura, Mudanças Climáticas e Direitos Humanos.
  • Esportes e Legado Olímpico: Administração Esportiva e Legado de Grandes Eventos, incluindo saúde esportiva e áreas correlatas.
  • Políticas Públicas & Governança: Inovação, Planejamento, Transparência, Relações Internacionais e Justiça.

Para os aprovados, o programa pagará integralmente as mensalidades da universidade, uma passagem de ida e volta para o Reino Unido, gastos com visto, além de arcar com um valor mensal fixo para subsistência e acomodação.

As inscrições poderão ser feitas pelo site do programa.

O jornalista Pedro Kuchminski, do Programa de Qualidade da Folha, foi um dos bolsistas brasileiros selecionados para o programa de 2015/2016. Ele fez mestrado em administração esportiva com ênfase em legado esportivo na Universidade de Coventry, na Inglaterra.