Trainees do Programa de Ciência e Saúde da Folha entrevistam Haddad e secretário de Saúde

Por treinamento

Os trainees do 4º Programa de Treinamento em Ciência e Saúde da Folha fizeram nesta segunda-feira (18) uma entrevista com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o secretário de Saúde, Alexandre Padilha.

Haddad e Padilha responderam sobre problemas levantados no especial “Sugestões para a rede municipal de saúde”, que tem reportagens feitas pelos trainees.

Trainees de Ciência e Saúde fazem entrevista com Haddad e Padilha (Foto: Gabriela Di Bella/Folhapress)

Como ponto negativo, Haddad disse que gostaria de ter tido desempenho melhor na entrega de unidades de saúde. Ele afirmou ter sido prejudicado pelo baixo repasse de verbas federais, prometido pelo governo Dilma Rousseff.

Pelo lado positivo, o petista apontou a criação da Rede Hora Certa, implementada em seu governo. Nas unidades, os pacientes fazem consulta, exame e cirurgia em um mesmo local.

Na entrevista, Padilha citou a diminuição da espera por consulta com especialista, que caiu de 211 para 159 dias. A demora por consultas em especialidades cirúrgicas, no entanto, aumentou de 256 para 287 dias durante o governo.

O prefeito atribuiu o baixo desempenho nas pesquisas para a reeleição à “confusão generalizada sobre responsabilidades” e disse que a imprensa não tem feito debates sobre “temas estruturais da cidade”, como saúde e educação.

Veja aqui a reportagem na íntegra.

O Programa de Treinamento em Ciência e Saúde da Folha tem o patrocínio da Qualicorp e da Roche.