Jornalistas lançam associação para melhorar cobertura de educação

Por treinamento

Com o objetivo de dar suporte a redações e melhorar a cobertura de educação no país, cinco jornalistas especializados no tema se uniram para criar uma associação.

Trata-se da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), que se inspira na americana EWA (Education Writers Association, ou Associação dos Escritores da Educação) e em outras organizações existentes como a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

Entre os idealizadores do projeto estão dois profissionais da Folha: Paulo Saldaña, repórter de “Cotidiano”, e Fábio Takahashi, editor-adjunto de “Treinamento” que cobre o tema há mais de dez anos.

Os outros envolvidos são Antonio Gois, jornalista de “O Globo”, Renata Cafardo, repórter da “TV Globo”, e Sergio Pompeu, ex-editor do “Estado de S. Paulo”.

Os jornalistas Antonio Gois e Renata Cafardo, co-fundadores da Jeduca (Foto: Divulgação)

“A missão da associação é ajudar a melhorar a cobertura de educação no país. Auxiliar principalmente aqueles que estão fora das grandes redações, grandes centros ou que cobrem o tema de forma esporádica”, afirma Fábio Takahashi, fundador e vice-presidente da Jeduca.

Segundo Takahashi, a ideia de se criar a Jeduca surgiu em outubro do ano passado. Na primeira reunião oficial, em abril, 50 pessoas demonstraram interesse. “A associação terá uma face totalmente aberta e grátis, com guias, matérias explicando temas e lista de fontes”, afirma. “E também terá uma parte fechada só para associados, que fará debates sobre o jornalismo de educação no Brasil”.

Jornalistas, estudantes e professores de jornalismo poderão se inscrever de forma gratuita nos três primeiros meses da associação. Depois disso, uma contribuição de R$ 70 por ano será cobrada para fazer parte da Jeduca, que conta com apoio financeiro de fundações e institutos privados ligados à área.

A associação será lançada oficialmente nesta quinta-feira, 23, durante o 11º Congresso da Abraji, em São Paulo. Interessados em acompanhar o lançamento e participar de um debate sobre jornalismo de educação podem enviar e-mail para contato@jeduca.com.br.

As inscrições para o lançamento são gratuitas e limitadas. Não é necessário estar inscrito no congresso.