Folha promove rodas de conversa para dar início a discussões sobre cidade e periferia

Por treinamento

A Folha e a Fundação Tide Setubal realizam em maio uma série de rodas de discussão sobre cidade, periferia e políticas sociais.

Os debates reunirão especialistas e líderes comunitários em mesas temáticas realizadas em diferentes regiões de São Paulo. Será abordada a influência do território na vida de quem habita os grandes centros urbanos e se discutirá meios de corrigir desigualdades.

O primeiro evento acontece no próximo dia 6 (sexta-feira) no campus leste da USP (prédio da EACH, rua Arlindo Béttio, 1.000). Duas rodas de debate abordarão o direito ao espaço público de maneiras diferentes.

Alunos do sexto ano da escola municipal Elias Shammass, na Cidade Tiradentes, zona leste de SP
Alunos do sexto ano da escola municipal Elias Shammass, na Cidade Tiradentes, zona leste de SP

A primeira mesa tem início às 14h e discute os aspectos da equidade, da mobilidade e da liberdade de expressão. Os debatedores serão Neli Aparecida de Mello-Théry, vice-diretora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e especialista em políticas públicas; Antonio Eleilson Leite, coordenador de cultura da ONG Ação Educativa; Eduardo Vasconcellos, assessor da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) e Elaine Mineiro, integrante do Movimento Cultural das Periferias.

Na mesa seguinte, que começa às 16h, será discutida a educação nas periferias. Estão confirmados Maria Rita de Almeida Toledo, historiadora e professora da Unifesp; Alexandre Isaac, líder de projetos do Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec); Josafá Rehem, diretor da escola municipal Faveira do Mato; e Maria Stela Graciani, coordenadora do Núcleo de Trabalhos Comunitários da Faculdade de Educação da PUC-SP.

A programação continua com debates na zona sul (dia 12 de maio) e no centro (dia 19). As discussões são uma preparação para o seminário internacional Cidades e Territórios: Fronteiras e Encontros na Busca pela Equidade, que ocorre em 14 de junho na Fecomercio.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.