Conheça ferramentas que podem ajudar na produção de uma reportagem

Por treinamento

Durante a apuração de uma reportagem, muitas vezes os jornalistas precisam lidar com empecilhos digitais. Arquivos são enviados em diferentes formatos, que não conversam entre si, relatórios e documentos que não podem ser levados de determinado local podem ter páginas e páginas de informações.

A tecnologia permite que alguns destes obstáculos sejam superados de maneira simples. Confira algumas ferramentas que podem ajudar.

Drp.io

O drp.io é uma ferramenta gratuita de armazenamento de arquivos online. Suas vantagens principais são: não há limite para o tamanho do arquivo a ser carregado e a sua praticidade, já que não exige nome de usuário nem senha. Os arquivos ficam armazenados e disponíveis por meio de links por, no máximo, seis dias (são destruídos todo domingo).

CamScanner

Essa ferramenta pode ajudar quem precisa consultar páginas e páginas de documentos para uma reportagem. O CamScanner, disponível para Android, iPhone, iPad e Windows Phone, converte qualquer tipo de texto impresso em digital e salva o arquivo em seu celular ou tablet. Há versão gratuita e paga.

Cloudconvert

Plataforma que converte, de acordo com seu próprio site, “qualquer coisa em qualquer coisa”. Suporta 214 formatos, de áudios a eBooks. Uma vez registrado, o usuário tem direito a 25 minutos de conversões gratuitas por dia. Também é possível contratar um pacote pré-pago ou assinar mensalmente a plataforma.

Smallpdf

Ferramenta que simplifica o uso do PDF, permitindo conversões de e para o formato, além de outras operações. Os arquivos utilizados são completamente deletados do servidor uma hora depois da operação terminar. A plataforma é gratuita.

Toggl

Com versão básica gratuita, a plataforma –disponível para desktops, iPhone e Android–, cronometra o tempo levado para que determinada atividade seja feita, visando otimizar o dia de trabalho. Segundo o site da empresa, é pensado para trabalhos em grupo.

Google Tradutor

Apesar de aplicativos de tradução serem muitas vezes imprecisos, podem ao menos dar uma noção do que está escrito para um jornalista lendo material em uma língua que não conhece. A vantagem do Google Tradutor é que a tradução pode ser feita a partir de uma foto do texto, o que é muito mais prático do que digitar, principalmente para quem quer traduzir algo longo.