Google dá dicas para incrementar matérias com ajuda da tecnologia

Por treinamento

O Google News Lab, criado em junho, é uma iniciativa do gigante americano para ajudar jornalistas a explorar melhor as ferramentas do buscador na produção de notícias.

Em palestra na Folha, na quinta-feira (26), as americanas Vanessa Schneider e LaToya Drake, gerentes de mídia do Google, passaram algumas dicas:

1) Google Trends

Permite visualizar em forma de listas ou gráficos as pesquisas feitas com mais frequência no site de buscas.

É possível adaptar a pesquisa e expandir os termos mais buscados. Eles podem ser vistos em forma de gráfico, mostrando os altos e baixos de uma determinada busca numa linha do tempo, ou de mapa, para entender quais regiões são as mais interessadas em um tema.

Também há como comparar termos e cruzar pesquisas relacionadas aos temas mais quentes. Dá para ver, por exemplo, que 40% das buscas pelo termo “Delcídio Amaral” também incluem o termo “prisão” e 10% incluem “André Esteves”.

O jornalista pode customizar a análise para procurar as principais perguntas que os usuários fazem sobre cada tema. Por exemplo, as questões mais frequentes sobre os ataques em Paris, feitas na própria capital francesa, são “os responsáveis pelos ataques eram refugiados sírios?” e “o metrô está funcionando hoje?”.

Outra sugestão é embedar mapas e gráficos diretamente de aplicativos como Google Trends, Maps e Earth, para deixar páginas on-line mais interativas.

2) YouTube 360º

Versão do site com vídeos que permitem ao usuário mover o quadro com o mouse, para uma visão panorâmica do ambiente. A recomendação é que se use o recurso para levar o leitor até a história, em vez do contrário. Um bom exemplo de documentário curto neste estilo foi feito pelo Immersivly.

3) Story Spheres

O método dá um passo além com a ferramenta Story Spheres, que adiciona som à experiência, com a possibilidade de inserir na imagem ícones que, se clicados, reproduzem trechos de entrevistas ou comentários. O “Washington Post” fez uma experiência na New York Fashion Week.

Os demais exemplos de uso inovador de ferramentas virtuais no jornalismo apresentados durante a palestra de Schneider e Drake estão disponíveis aqui.

Além disso, o site do Google News Lab tem uma seção com tutoriais didáticos (em português) para que, em poucos minutos, o jornalista aprenda a utilizar melhor os recursos disponibilizados pela empresa.