Programa de bolsas está com seleção aberta para mestrado na Europa

Por treinamento

O Erasmus Mundus está com inscrições abertas para um edital de bolsas de estudos para jornalistas. O programa de mestrado Jornalismo, Mídia e Globalização consiste em dois anos de estudos, sendo o primeiro deles na Universidade Aarhus, na Dinamarca.

Para o segundo ano, os estudantes têm a opção de escolher entre quatro programas: mídia e política, na Universidade de Amsterdã, na Holanda, negócios e jornalismo econômico, na City University, em Londres, jornalismo e comunicação entre culturas, na Universidade de Hamburgo, na Alemanha, e guerra e conflito, na Universidade Swansea, no País de Gales. A escolha deve ser feita no momento da inscrição.

Quem desejar pode cursar parte do primeiro ano em universidades fora da Europa. São oferecidas vagas na Universidade da Califórnia, nos EUA, na PUC de Santiago, no Chile, e na University of Technology, em Sydney.

Para participar, é preciso ter formação universitária e ter no mínimo três meses de experiência profissional em jornalismo. Também é necessário apresentar certificado do exame de proficiência em inglês Ielts. A nota mínima exigida é 7.

A bolsa oferecida é de €47 mil e cobre custos de matrícula e de residência.

O processo de inscrição inclui envio de diploma, currículo, três reportagens publicadas que exemplifiquem o trabalho do candidato e duas cartas de recomendação. O prazo para se inscrever vai até 10 de janeiro de 2016.

Campus da Universidade Aarhus, na Dinamarca (Foto: Reprodução/Facebook)
Campus da Universidade Aarhus, na Dinamarca (Foto: Reprodução/Facebook)