Vai deixar o carro em casa? Novo app para pedestres é lançado nesta quarta

Por treinamento

Será lançado nesta quarta (28) o aplicativo para celular SP Sem Carro. O “app” pretende ser uma espécie de guia para quem transita por São Paulo sem automóvel, com sugestões de deslocamento a pé, de bicicleta ou por transporte público (ônibus, metrô e trens da CPTM). A plataforma também apresenta uma estimativa da tarifa a ser paga para quem preferir pegar táxi.

“O projeto visa incentivar as pessoas a deixar o carro em casa e mostrar que essa é a opção mais confortável”, diz o jornalista Leão Serva, colunista da Folha e um dos idealizadores do “app”. Em São Paulo, há 5,7 milhões de automóveis em circulação.

O SP Sem Carro estará disponível para download gratuito para usuários iOS a partir desta quarta, na App Store. A versão para Android deve ser finalizada em meados de dezembro.

image2 (1)
Tela do aplicativo SP Sem Carro (Divulgação)

O aplicativo será lançado em versão básica e melhorias serão feitas a partir do feedback dos usuários.

“Pedimos paras pessoas enviarem comentários sobre o ‘app’ e darem sugestões. Vamos fazer melhorias a partir do uso das pessoas. Até janeiro devemos ter vários novos incrementos”, diz Serva.

O lançamento acontece às 9h30, no Instituto de Engenharia (av. Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana, São Paulo).

Na ocasião, o urbanista colombiano Ricardo Montezuma falará sobre mobilidade urbana e a sua experiência em Bogotá. Montezuma é ex-assessor da prefeitura da capital colombiana e criador da ONG Cidade Humana, que trabalha na promoção de soluções para cidades mais sustentáveis e participativas.

Também participarão do debate Daniel Guth, presidente da Associação Ciclo Cidade, José Ignácio Sequeira de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Pedestres em São Paulo, Ivan Whately, diretor do Departamento de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia, e Ana Odila de Paiva Souza, diretora de Planejamento da SPTrans.

O evento é aberto ao público. Para participar, basta preencher uma ficha disponível nesta página.