Jornalistas espanhóis lançam site com seis notícias por dia

Por treinamento

Os jornalistas Braulio Calleja e Juan Zafra lançaram nesta segunda (28) uma plataforma de notícias políticas e econômicas na Espanha. No “bez”, a proposta é publicar seis histórias por dia, “com um tratamento informativo rigoroso”, “profundidade” e “precisão”.

Algumas prioridades editoriais, elencadas no projeto do jornal, são a crise econômica europeia e a insatisfação política dos cidadãos espanhóis.

A iniciativa chamou a atenção. Nos primeiros três dias, o “bez” já tem quase 3 mil fãs no Facebook. A intenção é construir uma relação direta com os leitores (“leitores que analisem, que nos ajudem a seguir pistas”, segundo o vídeo promocional do jornal) e fomentar o debate público na Espanha.

Já a aposta em poucas notícias tem como objetivo “diminuir o ruído” da informação da era digital, segundo disseram os fundadores ao site “Periodismo Ciudadano”. A redação também é enxuta: são 12 jornalistas contratados, além de um núcleo de colaboradores.

O modelo de financiamento do portal se baseará na publicidade digital e em conteúdo pago para assinantes. Os fundadores também cogitam criar newsletters pagas, eventos e cursos.

Equipe do Bez.es (Reprodução/Bez.es)