Conheça os 15 participantes do Treinamento em Foto e Vídeo da Folha

Por treinamento

Em outubro, começa o primeiro Programa de Treinamento em Fotojornalismo e Vídeo da Folha, que selecionou 15 trainees de um grupo de 2.825 inscritos.

Eles irão participar de aulas teóricas e práticas por oito semanas, ministrada por profissionais do jornal e de universidades.

Para a seleção na fase final, foi necessário apresentar um ensaio fotográfico (com dez fotos) ou um vídeo sobre o tema “água”. Veja, abaixo, as melhores fotos apresentadas pelos trainees —e confira abaixo quem são os 15 selecionados.

X

MAÍRA CABRAL

Maíra Cabral, 28, é jornalista e fotógrafa formada pela PUC-MG, trabalha como repórter multimídia no jornal “Estado de Minas”/Portal Uai desde 2010 e como assessora de comunicação da Escola Guignard (Universidade do Estado de Minas Gerais). Curte andar de bicicleta, cozinhar e da “simplicidade das pequenas cidades mineiras”.

Veja aqui suas fotos.

STEFANO MACARINI

Stefano Maccarini, 25, nasceu em Criciúma, no interior de Santa Catarina. Em 2009, após uma viagem em que todas suas fotos ficaram horríveis, começou a estudar fotografia por conta própria, enquanto ainda estudava engenharia mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina. Começou a trabalhar com fotografia em 2012. Mudou-se para São Paulo em 2013 e desde então tem trabalhado com foto e vídeo.

Veja aqui suas fotos.

LÍGIA ROCA

Lígia Roca, 29, é formada em jornalismo, com especialização em documentário. Morou durante quatro anos na Espanha, onde fez vários frilas de conteúdo audiovisual para veículos brasileiros. As fotos de pescadores que enviou para a Folha foram feitas na Bahia. Ela começou fazendo retratos 3×4 para ajudá-los a tirar documentos, mas descobriu que tinha ali um ótimo material. Para garantir o orçamento, dá aulas particulares de espanhol.

Veja aqui suas fotos e aqui seus vídeos.

GABRIELA DI BELLA

Gabriela Di Bella, 33, é formada em comunicação social e jornalismo pela PUC-RS e iniciou sua carreira no fotojornalismo no “Jornal do Comércio”. É apaixonada por cinema e viagens. Trabalhou no “Metro Jornal” de Porto Alegre desde sua implantação, veículo pelo qual cobriu a Copa do Mundo em 2014. Já colaborou com diversas agências e atualmente trabalha como freelancer.

Veja aqui seu portfólio.

ÍRIS ZANETTI

Íris Zanetti, 25, é paulista de carteirinha, mineira por consideração. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, busca pela linguagem visual traduzir suas inquietudes e pequenas narrativas do dia-a-dia. Parte dela também é mexicana, outra, francesa. Nutre grande paixão por viajar e conhecer culturas. Entre outras afeições, o acordeón, cervejas artesanais, fotografia, cachorros e cores.

Veja aqui suas fotos.

THIAGO FORESTI

Thiago Foresti, 32, é jornalista fotógrafo e videomaker. É sócio da Forest Comunicação, produtora audivisual com foco na produção de conteúdo socioambiental. Formou-se em 2006 e trabalhou por sete anos em Mato Grosso cobrindo temas como desmatamento, trabalho escravo e conflitos socioambientais. Morou na Nova Zelândia por um ano.

Veja aqui ou aqui suas fotos.

AUGUSTO DAUSTER

Augusto Dauster Pontual,  27, nasceu, foi criado e atualmente vive em Brasília. Formou-se em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2013. Ainda na faculdade, virou fotógrafo por devaneio, e segue na fotografia por paixão. Depois de formado, viajou pelo sul do Brasil, Argentina, Bolívia, Peru e Chile. Seu plano era chegar aos EUA, mas apaixonou-se no Atacama por Carlita, sua companheira.

Veja aqui seu portfólio.

MARCUS LEONI

Marcus Leoni, 30, é mineiro, formado em letras pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Em 2011, integrou o Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council em São Paulo, onde teve encenado seu texto “Coração na Bolsa”. Estudou fotografia de rua na Inglaterra, em 2013, e no ano seguinte realizou sua primeira exposição fotográfica, “Camadas”. Atualmente desenvolve o projeto de mini documentários “Eu realmente gostaria de saber…”.

CACO KONZEN

Na identidade consta Luiz Carlos, mas ele se apresenta como Caco Konzen. De Lajeado (RS), Caco, 32, começou na fotografia quando estava nos EUA e houve os atentados de 11 de setembro de 2001. Seu foco agora é a produção documental.

RAFAEL MACHADO

Rafael Machado, 32, gosta de boas histórias desde pequeno, sejam reais ou fictícias. Romance, reportagem fotográfica, documentário, vale tudo. Estudou editoração na USP e audiovisual na Cásper Líbero. Há 13 anos trabalha em comunicação: já fez edição, redação, design, fotografia, roteiro, vídeo e TV. “Ufa! Cheguei à Folha“, diz animado.

Veja aqui o trabalho de sua produtora.

VICTOR PAROLIN

Victor Parolin, 22, formado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, tem experiência em reportagem e apresentação de telejornais ao vivo. Cursou um semestre do mestrado em jornalismo na França. É apaixonado por documentários e cinema noir. Gosta de acordar cedo no domingo, assistir a tutoriais no YouTube e consertar coisas com fita adesiva e cola instantânea, além de se arriscar no baixo e no violão.

Veja aqui seu portfólio.

GIULIANE GAVA

Paulista de Buritama, Giuliane Gava, 24, estudou jornalismo em Florianópolis (Universidade Federal de Santa Catarina), onde vive há 10 anos. Acredita no poder da imagem, não só a que é bem enquadrada, mas a que informa, provoca e sensibiliza.

Veja aqui seu portfólio.

RENAN LOPES

Nascido em São Paulo, Renan Lopes, 27, estudou administração e trabalhou em outras áreas até encontrar-se no jornalismo. Graduou-se na PUC-Campinas, onde descobriu que gosta de trabalhar com vídeos. Produz e edita vlogs dos amigos e escreve sobre tecnologia —mas gosta mesmo é de entrevistar gente comum e de falar de comida.

RICARDO LERMAN

Ricardo Lerman, 27, nasceu em São Paulo, morou por um ano em Sevilla (Espanha), onde estudou literatura e comunicação. É estudante de pós-graduação em cinema na ECA-USP, apaixonado por história e jornalismo. Realizou pequenos filmes e reportagens e tem o sonho de um dia filmar um documentário.

THIAGO POMPEU

Thiago Pompeu, 30, estudou publicidade e trabalhou nisso até bater a vontade de viajar. Entrou de fotógrafo em um navio de cruzeiro e viajou trabalhando por alguns anos. De volta à terra firme, já fez fotos em eventos, de produtos e de modelos. Prefere fotografar e conhecer novos lugares, assuntos e pessoas interessantes. Há dois anos mora em São Paulo.

Veja aqui seu portfólio.