Site norte-americano ajuda jornalista a encontrar especialistas

Por treinamento

Fundado em 2011, pelo ex-jornalista Stavros Rougas e o engenheiro Ebrahim Ashrafiz, ambos canadenses, o site Expertise Finder foi criado para ajudar jornalistas a encontrar especialistas acadêmicos que possam comentar os mais recentes acontecimentos ao redor do mundo.

Com aproximadamente 20 mil experts cadastrados (todos da América do Norte), a ferramenta “visa facilitar o dia a dia dos profissionais de comunicação dentro das Redações, economizando tempo ao disponibilizar os contatos (email e telefone) de fontes qualificadas e confiáveis”, disse Rougas ao Blog Novo em Folha.

 

 

Ao acessar a página na internet, as pesquisas podem ser feitas pelo nome do especialista ou por palavras-chave, como “esportes”, “biomedicina”, “robótica”. O resultado demora poucos segundos.

“Jornalistas são generalistas por natureza e precisam encontrar pessoas com conhecimentos específicos. No site, você pode começar com uma pesquisa ampla para, em seguida, clicar em qualquer área de especialização para ver quais os profissionais relacionados”, explica Rougas.

Perguntado sobre quais os planos do site para o curto prazo, Rougas afirma que o objetivo é crescer nos EUA, aumentando o número de especialistas cadastrados e a frequência com que jornalistas americanos utilizam a ferramenta.

Segundo informações do site, profissionais da CNN, “The Wall Street Journal” e The Huffington Post já utilizaram a ferramenta na procura por especialistas.

Os criadores do site, Stavros Rougas e Ebrahim Ashrafizadeh
Os criadores do site, Stavros Rougas e Ebrahim Ashrafizadeh