Grupo em rede social ajuda jornalista a encontrar seu plano B

Por treinamento

Em meio ao enxugamento de Redações no mundo inteiro, profissionais da imprensa demitidos buscam se reinventar. Foi assim que nasceu o “What’s Your Plan B?” (em português, “Qual Seu Plano B?”), ideia do ex-fotojornalista (e atual pizzaiolo) Russ Kendall.

O grupo do Facebook foi criado em fins de julho, quando o ex-editor fotográfico do jornal americano “Bellingham Herald” ouviu que mais uma colega havia sido demitida. Em dez dias, o fórum virtual já tinha quase 4.000 membros, apesar de restrito: novatos só entram depois de serem aceitos por quem já é participante.

O grupo se tornou uma mistura de classificados, discursos motivacionais e discussões sobre jornalismo. A alternativa encontrada por muitos é migrar para outros ramos da comunicação, como assessoria de imprensa e relações públicas. Hoje, Kendall tem de pedir para que o grupo se restrinja apenas a jornalistas e fotógrafos.

“Por toda a minha carreira, meu plano B foi trabalhar como um louco para meu plano A dar certo… Infelizmente, o estado atual do mercado me fez pensar qual é o meu plano C”, escreve um membro.

O plano B de Russ Kendall foi montar um negócio com pizza assada no forno a lenha (Reprodução/Facebook)
O plano B de Russ Kendall foi montar um negócio de pizzas assadas no forno a lenha (Reprodução/Facebook)

Mas nem todas as postagens são pessimistas: muitas procuram ressaltar que “há vida após o jornalismo”, e que as habilidades dos profissionais da imprensa podem ser transferidas para outras áreas.

O próprio Kendall é um defensor dessa ideia. Ele montou seu próprio negócio de forno de pizza, mas não deixou de tirar fotos, desenhar e escrever. “Não somos definidos somente pela nossa profissão”, disse ao Instituto Poynter. “Todos somos muito maiores que isso. As coisas que nos fazem sermos bons no jornalismo são as mesmas que nos ajudarão a achar nosso plano B.”