Programa selecionará seis jovens brasileiros para fóruns na Suíça e Peru

Por treinamento

O Programa Diplomacia Civil selecionará até seis jovens para compor as delegações brasileiras em dois fóruns internacionais: o Public Forum, na Suíça, e o Annual Meetings, no Peru. As inscrições estão abertas até 1° de julho, e os selecionados serão anunciados no dia 3/7.

A avaliação dos candidatos leva em conta currículo, experiência internacional, domínio de línguas estrangeiras, motivação e sugestão de tema para um artigo que deverá ser escrito durante o processo de preparação. Promovido pelo Instituto Global Attitude, o programa inclui credenciamento, passagens aéreas, translados e acomodação, além de outros benefícios.

O Public Forum é promovido pela OMC (Organização Mundial do Comércio) e neste ano ocorrerá em Genebra, na Suíça, de 20 de setembro a 2 de outubro. Com o tema “Trade Works” (o comércio funciona, em tradução livre), o evento marcará o 20° aniversário da entidade, reunindo governos, ONGs, acadêmicos e empresas para debater a contribuição da OMC contribui para a economia global.

Discussão sobre a economia global no Annual Meetings de 2014. (Crédito: Joshua Robert 9-out-2014 / AFP)
Discussão sobre a economia global no Annual Meetings de 2014. (Crédito: Joshua Robert 9-out-2014 / Reuters)

Já o Annual Meetings é organizado pelo FMI (Fundo Monetário Internacional). Neste ano, o fórum ocorrerá em Lima, no Peru, de 9 a 11 de outubro. Estarão presentes o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, e a diretora do FMI, Christine Lagarde. Com o tema “Shaping the Future” (moldando o futuro), o evento discutirá questões monetárias internacionais e novas políticas financeiras.