Site da Vox usa “fichamentos” para explicar notícias a leitores

Por treinamento

A empresa de mídia digital Vox criou um formato inusitado para a leitura de notícias em seu site Vox.com: fichamentos. Sim, exatamente como se estudava para uma prova na escola. A função, chamada de “stack cards”, atende ao objetivo da companhia, que é explicar de maneira didática e rápida as principais notícias da rede.

O site já possuía a função quando foi lançado em 2014. A variedade, porém, cresceu muito e trata de temas que vão de cigarros eletrônicos ao aquecimento global. O material visual também merece destaque, com infográficos, mapas e tabelas ilustrando assuntos como a epidemia de ebola, o território palestino e a obesidade.

“Eu acho que o maior desperdício do jornalismo é todo o trabalho  que o repórter faz antes do fechamento, que acaba por não ser publicado”, diz Ezra Klein, cofundador do site e ex-jornalista do Washington Post. “Os cartões são uma forma de reunir todo esse trabalho e filtrá-lo para os leitores.”

Os “stack cards” são de leitura fácil e possuem design descomplicado, tratando de temas de interesse geral. Enquanto o restante do site se propõe a esmiuçar as notícias através de tópicos e textos, os fichamentos funcionam como um material didático para dar contexto ao leitor.