Repórter da Folha faz palestra sobre execuções de brasileiros na Indonésia

Por treinamento

O repórter de “Cotidiano” Ricardo Gallo fará nesta terça (19), às 10h, palestra sobre a cobertura das execuções de Marco Archer e Rodrigo Gularte, os primeiros brasileiros sentenciados à pena de morte fora do país, em tempos de paz.

O carioca Archer, preso em 2003 após tentar entrar na Indonésia com 13 kg de cocaína, foi o primeiro, fuzilado em janeiro deste ano, aos 53 anos.

O paranaense Gularte tentou entrar em 2004 com 6 kg da droga em pranchas de surfe. Foi condenado por tráfico e morto no último dia 29, aos 42.

Gallo acompanha os casos desde 2009, tendo viajado à Indonésia quatro vezes nesse período. A apuração resultou no livro “Condenado à Morte”, lançado neste ano pela editora Três Estrelas.

A palestra será no Centro Universitário Fiam-Faam (av. Liberdade, 899), na região central de São Paulo. Ela integra as atividades da Cátedra de Jornalismo Octavio Frias de Oliveira, criada em homenagem ao publisher da Folha, morto em 2007.

Interessados em participar do evento devem enviar e-mail para jornalismo@fiamfaam.br com nome e instituição a que pertencem.