Jornal espanhol “El País” remodela sua edição impressa

Por treinamento

O jornal “El País”, o maior da Espanha, chegou remodelado às bancas nesta segunda-feira, 11. Sua edição impressa passou por uma reformulação gráfica e de conteúdo para, nas palavras de seu diretor, Antonio Caño, “adaptar o papel a uma proporção e um tempo em que a prioridade do jornal é a de se aprofundar em sua renovação digital”.

Primeira capa no novo formato (clique na imagem para ver o infográfico com as mudanças)
Primeira capa no novo formato (clique na imagem para ver o infográfico com as mudanças)

O visual do jornal foi simplificado e o conteúdo foi hierarquizado de maneira mais clara. As fontes tipográficas e as cores do caderno principal foram reduzidas para duas – Majerit e Benton, e preto e azul, respectivamente.

Notícias, reportagens, crônicas e análises passam a ter diagramação diferenciada para facilitar a identificação pelo leitor.

Em um esforço de valorização dos textos opinativos, novos articulistas foram incorporados e a página de opinião foi transportada do meio do jornal para a página 2, abrindo o diário.

O conteúdo do caderno principal também foi reordenado. “Internacional” segue como a primeira editoria, seguida por “Espanha”, que condensa as antigas “Sociedade” e “Nacional”. “Economia” passa a fechar o diário e também sofre reformulação: recebe um friso com dados e gráficos à parte dos textos e a página de bolsas e cotações é reduzida a duas colunas. Além disso, estreiam as seções “Ciência e tecnologia” e “Estilo”, que não terão publicação diária.

A seção de esportes deixa o caderno principal e transforma-se em um suplemento que circulará às segundas, com maior espaço dedicado a infográficos e articulistas.