Veja 12 dicas para utilizar melhor o Facebook

Por treinamento

Por Galeno Lima

Com algumas dicas, fica mais fácil pesquisar temas, localizar pessoas no Facebook e proteger certos posts. Veja 12 sugestões, retiradas de conversas com usuários experientes e do site  BBC College (algumas funções só estão disponíveis para quem usa o inglês como língua principal em sua conta pessoal).

1. Procure seus contatos por e-mail.

 

2. Também dá para fazer a busca pelo número de celular.

3. Obtenha mais informações pelo “Esqueci minha senha”.

Usando o botão “Esqueci minha senha”, na tela inicial de login,  pode-se descobrir mais detalhes sobre o contato, desde que você saiba seu nome de usuário.

DicaFacebook03

Embora isso possa ser interpretado por ‘stalking’ por alguns, são informações públicas, já que não é preciso uma conta no Facebook para acessá-las.

4. Faça a busca por “hashtags”.

Embora as hashtags ainda não estejam muito difundidas no Facebook, dá para fazer a busca por hashtag”: https://www.facebook.com/hashtag/tvglobo

DicaFacebook04

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Burle o “feed” de notícias.

O “feed” de notícias do Facebook decide o que vai ser mostrado de acordo com um algoritmo próprio. É possível criar outros tipos de “feed” através da função listas. Você pode criar uma lista com perfis a respeito de um mesmo assunto, por exemplo.

https://www.facebook.com/bookmarks/lists

DicaFacebook05

 

 

 

 

 

 

6. Use a lista de “Restritos”.

Algumas das listas são automáticas, como a lista da cidade onde você mora. Uma dessas listas automáticas é a “Restritos”. Os amigos que estiverem nessa lista só poderão ver os posts que estiverem públicos. É possível também desativar o bate-papo para esses amigos (ou para pessoas que estiverem em outras listas).

DicaFacebook06

 

 

 

 

 

 

 

 

Para isso é preciso clicar na roda dentada (“Opções”), no canto inferior direito, abaixo da lista de contatos do bate-papo e clicar em “Configurações avançadas”.

7. Crie listas de cidades diferentes.

Já morou em várias cidades? Ou é paulista mas tem muitos amigos morando no Rio? É possível utilizar a função de listas automáticas para criar listas de amigos que morem em uma determinada cidade. Para fazer isso, mude a sua “cidade atual”, nas configurações pessoais, dentro de “Cidade onde você morou”. Depois disso, volte para a parte onde ficam as listas e uma nova lista com o nome da cidade escolhida será criada. Então, basta renomear a lista e alterar a sua “cidade atual” novamente.

8. Gerencie a privacidade de cada post.

É possível determinar que um post seja público, apenas para amigos, ou apenas para uma lista. Para isso basta clicar no botão específico e escolher quem terá acesso a ele. Cuidado: por padrão, no próximo post, o Facebook usará a última configuração. Então se você fizer um post público, lembre-se de alterar isso no post seguinte.

DicaFacebook07

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9. Novas formas de busca.

Quem usa o Facebook em inglês pode acessar novas formas de busca, com o Facebook Graph Search. Dá para alterar a língua padrão para inglês nas configurações gerais da conta. Se você quiser, dá pra pesquisar, por exemplo, páginas de restaurantes em Paris que foram curtidas por pessoas que moram em São Paulo.

DicaFacebook08

 

Existe uma longa lista de comandos. Para ver exemplos desse tipo de busca, acesse: http://facebook.com/discover-something-new.

Aqui há uma lista com alguns comandos possíveis.

10. Salve os posts publicados na rede.

Para um jornalista, é importante salvar posts que sirvam como fonte ou sejam alvo de polêmica, já que eles podem ser apagados ou tornados inacessíveis posteriormente. Isso é possível usando a extensão do Storify, para o navegador Chrome.

11. Proteja-se: reveja suas configurações de segurança.

Veja que aplicativos tem acesso à sua conta do Facebook, em quantos locais sua conta está logada e selecione contatos de confiança. Esses contatos poderão ajudar caso você perca acesso à sua conta.

Além disso, dá para ligar as “Aprovações de login”. Com essa configuração ativada, o Facebook vai exigir que você utilize uma senha obtida pelo celular cada vez que precisar acessar a conta. Essa é a única proteção eficaz que existe para o caso de sua senha ser roubada.

12. Importe os contatos do Facebook para o Yahoo Mail.

É possível descobrir os emails de muitos contatos do facebook importando-os no Yahoo Mail. Para isso é preciso ter um email do Yahoo, ir na área de contatos e clicar em “Facebook”, depois “importar”.  Essa é a única maneira de obter uma lista de emails dos seus contatos no Facebook, já que o site não tem uma ferramenta para fazer isso diretamente.

DicaFacebook09