Inscrições para o Prêmio Gabriel García Márquez estão abertas

Por treinamento

A principal honraria do jornalismo latinoamericano, o Prêmio Gabriel García Márquez, está recebendo inscrições até 11 de maio. Oferecido pela Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Latinoamericano (FNPI), o prêmio reconhece as melhores reportagens publicadas em espanhol ou português nos países das Américas e na Península Ibérica.

A cerimônia de premiação ocorrerá em Medellín, na Colômbia, sede da fundação, do dia 29 de setembro a 1º de outubro, durante o Festival do prêmio, que reúne jornalistas do mundo todo para realizar conferências, debates, oficinas e apresentações abertas ao público e transmitidas pela internet.

A premiação se divide nas categorias:

– Texto: premia o melhor trabalho jornalístico escrito publicado em meio impresso ou digital.

– Imagem: premia o melhor trabalho jornalístico de fotografia, vídeo ou visualização da informação.

– Cobertura: premia o jornalista ou equipe que tenha produzido o melhor conjunto de matérias jornalísticas, com unidade de tema e tratamento editorial, através de qualquer linguagem, suporte ou combinação entre eles.

– Inovação: premia o jornalista ou equipe que tenha projetado ou colocado em prática a iniciativa com a contribuição mais valiosa à melhora da prática jornalística, desenvolvendo novos conteúdos, plataformas ou aplicativos, bem como modelos de participação e relação com a audiência.

– Reconhecimento à excelência: prêmio concedido diretamente pelo Conselho Reitor do Prêmio a jornalistas de reconhecida independência, integridade e compromisso com os ideais de serviço público.

Cada categoria será julgada por um júri independente, ,com exceção do reconhecimento à excelência, julgado diretamente pelo Conselho Reitor, formado por 12 jornalistas .

Os vencedores de cada uma das cinco categorias receberão um diploma e o valor de 30 milhões  de pesos colombianos (R$ 36 mil). Os finalistas de cada categoria também são premiados com diploma e 6 milhões de pesos colombianos (R$ 7,2 mil).

As inscrições já estão abertas e são feitas por um sistema virtual disponível em http://app.fnpi.org/.  Os trabalhos podem ser inscritos até 11 de maio.

No dia 9 de abril, às 13h, será realizado um seminário web em que os organizadores do prêmio falarão sobre as regras, categorias, o Conselho Reitor e responderão a dúvidas sobre a inscrição das matérias. Para participar do seminário web, os interessados devem se inscrever pelo  formulário.