Liberdade de expressão é o tema do Prêmio Jovem Jornalista 2015

Por treinamento

Estudantes de jornalismo já podem preparar suas pautas para concorrer ao Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. O tema da edição de 2015 será “Desafios da Liberdade de Expressão no Cenário dos Direitos Humanos: Retratos do Brasil”.

O Instituto Vladimir Herzog, organizador do prêmio, informa que as inscrições abrem em 2 de abril e vão até 5 de maio.

Cartaz do prêmio, obra de Jaime Prades.
Cartaz do prêmio, obra de Jaime Prades.

O prêmio avalia projetos de pauta enviados pelos estudantes e proporciona aos vencedores a possibilidade de executar a pauta proposta, oferecendo apoio financeiro e a tutoria de um jornalista experiente, indicado pelo instituto. Neste ano, os estudantes devem inscrever pautas de reportagens investigativas sobre casos que ilustrem desafios e ameaças à liberdade de expressão no país.

Podem concorrer projetos para os formatos jornal, revista, rádio, televisão e internet. A pauta pode ser apresentada individualmente ou em grupos de até três integrantes e deve contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes.

As matérias realizadas concorrem ainda ao Prêmio Especial, que dará ao grupo vencedor, acompanhado do professor-orientador, uma viagem internacional a um importante centro histórico da luta em defesa dos direitos humanos. O destino e a programação da viagem deste ano ainda não foram divulgados.

Acesse o regulamento completo e confira todas as datas:

Inscrições: 2 de abril a 5 de maio

Seleção dos projetos de pauta: 12 a 30 de maio

Anúncio das pautas vencedores: 3 de junho

Entrega da matéria realizada: até 20 de setembro

Premiação: 20 de outubro, no TUCA – Teatro da PUC-SP.