Instituto seleciona jornalistas para dois meses de viagem pelos EUA

Por treinamento

Jornalistas com mais de cinco anos de carreira e fluentes em inglês podem concorrer a uma das dez vagas de intercâmbio do World Press Institute (WPI), organização americana de incentivo ao jornalismo.

O programa é destinado a jornalistas não americanos, de todas as partes do mundo. Durante nove semanas, os “fellows” assistem a palestras e seminários e viajam por diversas cidades dos Estados Unidos (incluindo Nova York e Washington) para conhecer empresas jornalísticas com diferentes modelos de negócio.

CNN, ProPublica e “New York Times” estão entre os veículos visitados. O objetivo é promover imersão na cultura e no universo da mídia norte-americana, por meio de estudos e contato com outros profissionais.

Todos os custos do intercâmbio, incluindo ida e volta aos EUA, transporte dentro do país e acomodação, são bancados pelo WPI. A sede das atividades é a Universidade de Saint Thomas, em Saint Paul, no Estado de Minnesota.

Podem participar repórteres, editores, fotojornalistas e produtores de rádio e TV. A faixa etária dos “fellows” costuma ir de 25 a 45 anos.

As inscrições para a próxima turma do WPI vão até 15 de fevereiro e são feitas por um formulário online. É preciso providenciar três cartas de recomendação e cópias de trabalhos publicados. Confira o passo a passo aqui.