8 truques para usar no Google

Por paula

Confira algumas das dicas mais úteis escolhidas pela revista Time para fazer melhores pesquisas no Google.

tumblr_ls9ai28V611qhcd6po1_1280
Reprodução/mr-gif

 

1. Use aspas para procurar uma frase exata

Ao buscar uma frase entre aspas, os resultados só mostrarão páginas que contenham as mesmas palavras exatamente na ordem que foram pesquisadas. Este é um truque simples e bastante usado.

2. Use um asterisco para especificar palavras desconhecidas ou variáveis dentro de uma frase exata

Coloque um asterisco em frente a uma palavra quando pesquisar uma frase entre aspas para buscar as variações dessa sentença. É especialmente útil se você estiver tentando encontrar a fala de alguém, mas não sabe as exatas palavras que o sujeito usou.

3. Use o sinal de menos para eliminar resultados que contenham determinadas palavras

Digite um sinal de menos (“-“) para eliminar resultados com certas palavras. Este é um jeito de filtrar melhor a pesquisa quando você reconhece que alguns termos estão gerando resultados que não são de seu interesse.

4. Busque páginas de um site específico

Para pesquisar dentro de um site particular, digite as palavras-chave e, depois, escreva site:endereço do site que quer buscar. Por exemplo, para saber notícias da Folha sobre a presidente Dilma, a pesquisa seria assim: “Dilma site:folha.uol.com.br”.

5. Busque notícias que remontam a meados da década de 1880
O Google Notícias tem uma opção para pesquisar em um arquivo que contém mais de 100 anos de notícias de jornais de todo o mundo. Em inglês, há mais resultados do que em português.

6. Compare alimentos  usando “vs.”

Para comparar as informações nutricionais de alimentos, digite “vs.” entre os dois alimentos. Os resultados mostrarão os valores nutricionais lado a lado.

7. Use “define:” para saber o significado das palavras

Para saber a definição de um determinado termo, gírias ou siglas, escreva “define:palavra”. Por exemplo, para saber o significado de eloquente, a pesquisa seria “define:eloquente”. Para as palavras que aparecem no dicionário, o Google também mostrará a etimologia e um gráfico de seu uso ao longo do tempo.

8. Procurar as imagens usando imagens

No site do Google Imagens, é possível fazer pesquisas só de imagens de três maneiras: arrastando as imagens diretamente para a caixa de busca, através do URL da imagem ou enviando uma imagem que está no computador.