Conservadores e liberais procuram meios que reproduzem sua visão política, diz estudo

Por paula
Por Júlia Barbon

Em quem você confiaria para te contar as principais notícias do dia? Uma pesquisa do Pew Research Center divulgada na terça-feira (21) mostrou que os americanos costumam buscar informações em fontes que repercutem suas próprias convicções políticas.

Apesar de afirmar que é praticamente impossível viver numa bolha ideológica hoje, o estudo aponta que a polarização é grande quando se trata de consumo de mídia e discussão política na internet.

A Fox News, canal considerado alinhado aos republicanos, é citado por 47% dos conservadores como principal fonte de notícia. Entre os liberais, a preferência é mais pulverizada, mas fica principalmente entre CNN, MSNBC, National Public Radio e o “The New York Times”.

Os progressistas também confiam em mais meios de comunicação. Enquanto os conservadores dizem não confiar em dois terços das 36 fontes noticiosas sobre as quais foram questionados, os liberais acreditam em 28.

A pesquisa investigou ainda como os americanos discutem o assunto nas redes sociais e com amigos e familiares.

Se por um lado os conservadores tendem a ler mais posts no Facebook e a ter mais contato com pessoas alinhadas ao seu ponto de vista, os liberais inclinam-se mais a excluir um amigo da rede ou acabar com um relacionamento real por divergências políticas.

O levantamento foi feito entre março e abril deste ano através de um questionário online com 2.901 pessoas.