Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Aprender direito na prática

Por Sabine Righetti

Por Angelo Dias, trainee da 12ª turma do Programa de Treinamento em Jornalismo Gráfico

É tradição da Folha oferecer aos trainees aulas de direito. Ministradas por Gustavo Romano, mestre em direito pela Universidade Harvard e em administração pela London Business School, e autor do blog Para Entender Direito, o curso dura uma semana e é bastante exigente.

Diferente do que se pode imaginar com esse enunciado, as aulas são divertidas e muito úteis.

É chocante perceber que, além de não conhecer algumas leis, eu confundia alguns crimes e acreditava em normas que nem mesmo existem. Os exercícios práticos que Romano propôs me ajudaram a ver como as coisas funcionam e como política e direito andam sempre juntos.

Ter que sair de roupa social no calor do verão paulistano e ir até a Câmara Municipal procurar autores de projetos de lei é complicado para quem teve pouca experiência com política.

Como perder o medo de consultar processos judiciais

Delegacias: teoria e prática

Tudo fica mais interessante quando se descobre que nem mesmo os responsáveis pelos projetos conhecem o conteúdo dos documentos.

Em um dos exercícios fui alocado à um computador cujo mouse parou de funcionar no meio da apuração. Em outro preparei um infográfico até a pauta mudar de rumo. Substituí as imagens e logo tive a surpresa que a pauta mudou pela terceira vez.

Para quem só teve contato com direito na faculdade, essa semana foi muito mais que simples aulinhas.

Além de ser bom saber diferenciar inquérito de processo, por exemplo, é imprescindível para o jornalista a capacidade de questionar seus arredores com propriedade.

Além de aprendizado acadêmico, a semana de direito trouxe mão na massa, vontade de trabalhar e curiosidade por assuntos que, como o direito, eram desconhecidos.

Não foi só um workshop, foi uma experiência riquíssima que deve ser guardada por todos os participantes.

 

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade