Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Entendendo direito

Por rbotelho

Por Giulia Lanzuolo e Yajna Moreira, trainees da turma 55

Há uma semana recebemos um e-mail aterrorizante: leiam a apostila, vistam-se como se fossem visitar a avó do namorado no interior de Minas, não saiam à noite, cuidado para não voltar para a Redação em um saco plástico. O autor é Gustavo Romano, responsável pelo curso de direito dos trainees da Folha.

Ao ler a apostila elaborada por Romano adquirimos uma visão global das esferas de poder do Brasil, da tramitação das leis, do direito penal, entre outros assuntos do universo jurídico.

O aprendizado não fica na teoria. Depois de cinco horas de aula pela manhã, vamos para as ruas. Às 13h saímos, e às 17h um texto precisa estar nas mãos de Romano, como em um fechamento real. Se o texto não ficar pronto, não tem jornal.

Já escrevemos sobre projetos de lei. As apurações foram feitas na Câmara Municipal e na Assembléia Legislativa. O objetivo, de acordo com o professor, é criarmos desenvoltura para encarar políticos e entender o que seus gestos significam.

O segundo passo foi decifrar os processos criminais. Aprendemos com isso que, muitas vezes, a desonestidade e a desinformação reinam nos fóruns da cidade. O que é revelia? E um despacho? Embargo de declaração? Pouco a pouco, os termos técnicos passam a fazer parte do nosso vocabulário. Ainda assim, dúvidas podem surgir. Nem por isso podemos deixar de questionar a fonte.

Por último, percebemos a importância de agradecer diariamente às fontes pelo tempo dedicado. Somos orientados a telefonar para todos os entrevistados no fim do dia. O que pode parecer estranho tem como objetivo cativar a fonte. Afinal, o gari de hoje pode ser o ministro de amanhã.

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade