Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

E eu com isso?

Por rbotelho

Por Pedro Kuchminski, trainee da turma 55

“Qual é o gancho?” Essa é a pergunta que todo jornalista deve se fazer ao sugerir uma pauta. “Gancho” no mundo jornalístico é um jargão utilizado para algo que justifica uma reportagem. Ou seja, o gancho é o que liga a pauta ao dia a dia do leitor.

Por exemplo, recentemente -devido a atos infracionais cometidos por adolescentes em São Paulo- a Folha encomendou ao Datafolha uma nova pesquisa sobre a opinião dos paulistanos em relação à diminuição da maioridade penal. O jornal utilizou-se dos acontecimentos como gancho para solicitar a pesquisa e, a partir daí, criou infográficos e publicou análises que estimularam o debate entre leitores e colunistas. Tudo isso trouxe o leitor para mais perto dos fatos.

Por isso, o jornalista precisa de um gancho para que os leitores sintam-se curiosos à medida que percorrem as linhas da reportagem. O objetivo é escrever um texto envolvente, informativo e, se possível, capaz de instigar o leitor a ponto de ajudá-lo a desenvolver seu senso crítico.

Nesses dois meses de treinamento, aprendemos como procurar e usar um gancho para a elaboração de reportagens. O intuito é demonstrar a importância daquilo que virou notícia para o cotidiano das pessoas.

Afinal, sem um gancho, a notícia corre o risco de ficar desinteressante, deslocada e, pior, irrelevante aos olhos de quem a lê.  É o chamado: “E eu com isso?”

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade