Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade

A biografia póstuma de cada dia

Por rbotelho

Por Giulia Lanzuolo, trainee da turma 55

Na primeira atividade do Programa de Treinamento, cada membro da turma 55 matou uma pessoa. Calma, nenhum de nós é assassino. A primeira conversa que tivemos foi com Estêvão Bertoni, obituarista da Folha. Ele faz textos diários para Cotidiano, contando brevemente a história de alguém que morreu naqueles dias.

Depois de aprender com o repórter, redigimos obituários sobre pessoas conhecidas. Resumir uma vida em cerca de 1.500 caracteres é muita responsabilidade. Bertoni disse que a maioria da apuração é feita com telefonemas e pesquisas on-line. Algumas vezes é preciso ir aos velórios, fazer entrevistas ao vivo. Imagino que seja complicado. Mais difícil ainda deve ser lidar com a ética que isso envolve. Como é escrever sobre alguém que não pode contestar seu texto?

Quando Alessandra Balles, editora de Treinamento, devolveu o meu, ele estava todo canetado. Cada observação em vermelho serve como uma lição do que não deve se repetir na Redação.

A morte é o cotidiano de Bertoni. De acordo com ele, muitos personagens aparecem no jornal por indicação de familiares. Outros ele encontra depois de ler e-mails do Google Alerts, enviados toda vez que uma notícia com a palavra “morre” é publicada. Assim ele começa seu dia.

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade