Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade

“A Entrevista”

Por aballes

Este vídeo curto, “A Entrevista“, mostra com bom humor alguns erros cometidos por jornalistas, por má-fé ou inexperiência:

– NÃO DEIXAR O ENTREVISTADO CONCLUIR SUAS FRASES, SEU RACIOCÍNIO.

Como tirar algo de interessante/relevante de uma entrevista, se o entrevistado não consegue concluir uma ideia?

– COLOCAR PALAVRAS NA BOCA DO ENTREVISTADO.

O pecado acontece na busca forçada por uma frase “bombástica”, por algo que tenha repercussão.

– NÃO GRAVAR A ENTREVISTA.

As anotações durante a entrevista são importantes porque configuram um roteiro do que foi dito de mais importante e agilizam o trabalho na hora de escrever a matéria. Mas o gravador  é um aliado do jornalista, que poderá recorrer à gravação na hora de publicar a frase correta ou checar se entendeu bem o que o entrevistado quis dizer.

Também poderá ser usada a favor do jornalista caso a fonte negue que tenha feito aquela declaração (em situações que vão de uma carta ao jornal até processos na Justiça).

Quem trabalha em Redação também já deve ter visto o editor pedindo ao repórter que mostre a parte da gravação em que o entrevistado diz determinada coisa. É uma segurança a mais na hora de publicar.

– NÃO SE PREPARAR PARA A ENTREVISTA.

Faz parte da piada, mas, no vídeo, o jornalista não sabe responder quando o entrevistado questiona a quais críticas ele está se referindo. Antes de uma entrevista, prepare-se. Leia sobre o que já foi escrito sobre aquela pessoa, sobre o que ela já falou, escreveu, publicou, opinou, informe-se sobre a biografia dela. Quanto mais informações você reunir, melhor será sua entrevista.

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade