Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

“Flash mob” de treinamento

Por aballes

Por Giuliana de Toledo, 22, trainee da turma 54

Talvez a turma 54 seja a primeira da história do Programa de Treinamento da Folha a incluir na sua rotina uma “leitura de salmos”. Assim temos chamado a prática de ler, em voz alta, todos os dias, às 18h, um ou dois verbetes do “Manual da Redação”. Vale tudo para ajudar a memorizar normas que possam ter passado despercebidas até então.
O horário é lembrado pela sirene disparada do alto do edifício da Redação diariamente às 18h.
O toque, para o qual demos um novo significado, era usado originalmente para marcar o momento em que a edição do extinto jornal “Notícias Populares” deveria começar a ser impressa pelas rotativas instaladas no andar térreo do prédio.
O alerta soa até hoje na mesma hora para manter a tradição, embora já não sirva para guiar o trabalho na empresa –exceto por nós, bem entendido.
Esta espécie de “flash mob” de estudos surgiu por sugestão da colega Juliana Gragnani e teve adesão imediata. Ouvimos o sinal e logo um está de pé com o livro na mão, lendo em voz alta para os colegas um trecho escolhido aleatoriamente. Às vezes, é claro, o horário é alterado em função das nossas atividades.
Se esse método pouco ortodoxo é realmente eficiente para aprendizagem ainda não se pode dizer. O fato é que, a cada dia, garantimos que seja reavivada a memória sobre alguns pontos do manual.

Os veteranos costumam dizer que a prova cabal de que as regras estão bem incorporadas ao jornalista da Folha é quando se começa a estranhar a padronização de outras publicações, sentindo um impulso forte por tentar “corrigir” os textos alheios. Uma obsessão jornalística. Com os nossos “salmos”, boto fé que lá chegaremos.

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade