Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Ossos do ofício?

Por Paula Leite

Por Bruno Lee, 25, trainee da turma 54

Em que parte do dia deixamos de ser jornalistas? Tenho feito essa pergunta ultimamente.

Provavelmente durante as poucas horas de sono a que um trainee da Folha tem direito. Nas outras, andamos, comemos, sentamos, bebemos e levantamos jornalismo.

Tome o relato do colega Miguel sobre o acidente como exemplo. Lá estava ele, em “trajes civis”, quando, de repente, um carro capota embaixo da sua janela. Cadê o meu crachá da Folha?

Um dia desses, presenciei cinco policiais tentando prender um sujeito bêbado. A violência empregada era claramente desnecessária, pois não havia risco à integridade física dos oficiais. Chutes, socos e cassetetes. Digno ao menos de uma notinha, creio eu. Renderia uma boa foto.

Passei a enxergar potenciais pautas em todos os lugares. “Olha aquela figura atravessando a rua ali. Daria um bom personagem.”

Passei a ouvir potenciais pautas em conversas com amigos. “Em que rua fica esse buraco do tamanho de uma cratera que você acabou de mencionar?”

É viciante.

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade