Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Meu novo companheiro de aventuras

Por izabela moi

Por Bruno Lee, 25, trainee da turma 54 

 

Quando criança, gostava muito de ouvir “O caderno”, do Toquinho. Um dia desses, após muito tempo, escutei a música no rádio.

Então, me dei conta. Se limparmos um pouco a pieguice da letra, a canção descreve de maneira muito precisa a relação do jornalista com o seu bloquinho, que é baseada em cumplicidade.

Imagino que uma boa maneira de entender como um jornalista pensa e organiza o raciocínio seja dar um olhada no seu bloquinho. Ele é a cara do dono.

Além disso, quanto da história recente da humanidade não deve estar escrita nos bloquinhos esquecidos em fundos de gaveta? Ou quantos furos de reportagem não foram perdidos em bancos de metrô, balcões de padaria ou mesas de bar?

O mundo evolui, surgem novas tecnologias e novas formas de armazenar informação, mas o bloquinho é imune a tudo isso. É prático, fácil de carregar e não está sujeito a panes.

Além disso, relação entre jornalista e bloquinho já está gravada no imaginário coletivo. Pense em um jornalista e pronto: lá está o singelo montinho de papel preso por uma espiral.

Eu, que sou novato na área, não saio mais sem o meu.

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade