Elizabeth Neuffer

Por Luisa Pessoa

Talvez alguns se lembrem dos posts de vagas do Novo em Folha em que mencionávamos as inscrições para a bolsa Elizabeth Neuffer!

Pois bem, há pouco tempo, foi divulgado o nome da vencedora!

Ela é Priyanka Borpujari, uma jornalista de Mumbai, Índia. Proyanka não trabalha exclusivamente para nenhum veículo há três anos. Segundo seu blog, isso permite que ela escreva sobre assuntos que não interessam a grandes corporações midiáticas.

As reportagens de Priyanka expõem o que ela chama de ‘guerra civil oculta na Índia’ no Estado de Chhattisgarh. Ela mostra as inúmeras dificuldades que grupos indígenas do país enfrentam ao serem sistematicamente expulsos de suas terras para a instalação de minas e fábricas, assim como a violência que eles sofrem por grupos maoístas armados.

Tudo o que Priyanka escreve ela coloca em seu blog: http://www.priyanka-borpujari.blogspot.com.br/ (que sim, é em inglês!)

Por que é interessante acompanhar esses prêmios? Minha opinião (e tão só minha opinião): porque através disso podemos conhecer experiências muito bacanas da prática jornalística e ter novas ideias para a nossa própria atuação 😉