Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Mais simples do que parece

Por Paula Leite

Na nossa série de posts dos trainees da 53ª turma sobre a semana que eles tiveram em que estudaram intensamente o Direito, o último post é da Leticia Mori, que traz uma visão otimista – de que não é tão complicado quanto parece.

O código penal, o código civil e também como os procedimentos jurídicos funcionam – ou seja, legislação processual – ficam muito mais claros depois de uma semana tendo aulas de direito. As informações estão lá, mas a gente raramente se dá ao trabalho de procurar. E quando procura, não entende nada.

Uma semana é muito pouco tempo para decorar todos os artigos e incisos do código penal, da constituição, do código civil etc. Mas é tempo suficiente para entender seus principais pontos e, principalmente, decifrar sua linguagem. Esse foi o maior aprendizado para mim na semana de direito: entender de maneira geral onde procurar leis e normas, onde tirar dúvidas, onde conseguir informações.

Visitar o fórum criminal e acompanhar processos em andamento enriqueceu muito a experiência. Ver casos reais torna o assunto muito mais interessante e gera dúvidas atreladas à realidade dos fatos. Tirando toda a burocracia, a linguagem rebuscada e pernóstica dos advogados, juízes e delegados, e apesar de todas as regras, alguns casos são muito interessantes, abertos a diversas possibilidades de interpretação e ação. Estudando a área você percebe que o direito pode até ser cheio de detalhes, e cansativo, às vezes chato e às vezes interessante, mas definitivamente não é tão complicado quanto parece.

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade