Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Faço mestrado, concluo a segunda faculdade, largo tudo pra trabalhar?

Por Cristina Moreno de Castro

Vejam a dúvida do leitor Hudson:

“Sou um foca recém formado, colei grau e terminei o curso de jornalismo há pouco mais de um mês. Ao colar grau, fui premiado pela faculdade por ter obtido o melhor rendimento acadêmico na turma, e fui contemplado com uma bolsa de estudos para fazer pós-graduação. Tenho dois anos para iniciar a pós, ou seja, 2013 ou 2014. Eu posso escolher entre um curso de especialização ou um mestrado.

Acontece que eu também faço outra faculdade, Economia, e provavelmente eu só termine esse curso no primeiro semestre de 2013 (estou no antepenúltimo semestre). Logo, eu poderia começar a pós apenas em 2014, pois a faculdade oferece poucas turmas no segundo semestre. E pelo que observei, pesquisei e ouvi falar, os cursos de especialização desta faculdade não são muito bons, e nem mesmo me atraem. Sinto mais interesse em fazer mestrado, até pelo custo, mas isso possivelmente exigiria dedicação integral. Meu temor é que com isso seriam mais 2 anos fora do mercado de trabalho, e como tenho pouca experiência na área talvez fosse difícil arrumar emprego depois se não fosse como professor. E não tenho vontade de apenas dar aulas, mas trabalhar em uma redação.

Atualmente também estou participando de um programa de trainee de um jornal na minha região, mas ainda não recebi nenhuma proposta de contratação. Meu dilema no momento é o seguinte: qual opção é a melhor?

  1. Termino economia, emendo o mestrado e deixo de trabalhar, mesmo com o risco de não conseguir arrumar emprego depois?
  2. Termino economia, faço a especialização conciliando com algum emprego e depois penso em mestrado?
  3. Paro momentaneamente economia, faço a especialização ou o mestrado e depois termino o curso?
  4. Arrumo um emprego fixo, me estabilizo e depois penso em formação adicional?
  5. Outra possibilidade além dessas, que ainda não vislumbrei.”

O que vocês acham?

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade