Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Jornalismo e órgãos públicos

Por Paula Leite

O post de hoje é sobre a experiência do Fernando Moraes, que também veio de fora do jornalismo e que conta a sua primeira experiência de ir para a rua e apurar uma reportagem desde o começo. O relato dele:

Sou um dos trainees dessa turma que veio de fora do jornalismo. No meu caso, bem de fora. Então achar uma pauta e fazer a primeira matéria foi bastante desafiador. Eu e outro trainee, Pedro Tomé, fomos tentar fazer uma matéria no Complexo Prates, centro para tratamento de usuários de drogas na região central de São Paulo que estava completando um mês de existência. Nossa ideia era ir lá para fazer um balanço desse primeiro mês.

Quando lá chegamos, a recepção não foi das mais acolhedoras: fomos conversar com o chefe de um dos setores do Complexo e dissemos que éramos da Folha. Ele nos disse que não poderia passar nenhuma informação, que deveríamos ligar para a prefeitura. Além disso, os seguranças do lugar nos abordaram depois dizendo que não poderíamos ter entrado sem termos ‘sido anunciados’. Depois descobrimos que a informação não tinha fundamento.

Voltamos ao Complexo no dia seguinte, devidamente anunciados, para encontrar uma assessora de imprensa. Antes de encontrá-la, conseguimos conversar com alguns internos. Ouvimos algumas denúncias sérias, que enriqueceriam bastante a reportagem, mas cometemos alguns erros na hora de apurá-las com a assessoria de imprensa da prefeitura e não pudemos usá-las.

Mesmo assim, no fim, a matéria que escrevemos conseguiu mostrar que, após um mês, o Complexo tem problemas no seu centro de convivência para os internos e está subocupado, contrariando dados e informações passados pela prefeitura.

Não há dúvida que aprendemos muito com esse exercício. No mínimo, eu diria, como abordar autoridades na hora de apurar informações delicadas e comprometedoras em orgãos públicos.

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade