Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

“Sou matemático e TI, tenho mais de 40, e quero ser jornalista”

Por Cristina Moreno de Castro

Jornalismo realmente é uma profissão muito atraente… Vejam o caso do leitor Auricchio:

“Tenho 40 anos, sou matemático de formação, atuo na área de TI há mais de 20, mas sempre tive uma vontade enorme de trabalhar com jornalismo, especialmente o esportivo ou o voltado a ciência e tecnologia.

Imagino que o caminho óbivo, seria buscar a formação superior em jornalismo ou comunicação social, porém, no meu caso, não consigo trilhar este caminho, aí surge minha dúvida: existe uma maneira de me preparar para esse caminho, o jornalismo, na qual eu possa conciliar com a minha atividade atual?”

E a resposta da Ana para ele:

“Existem outras formas de se preparar, como programas de treinamento dos principais veículos e cursos mais rápidos e aplicados.

E cada vez mais o jornalismo precisará de profissionais que entendam de TI, principalmente de desenvolvedores e programadores.

O problema seria começar do zero, como repórter ou algo assim.

Acho quase impossível que vc conseguisse se manter, a essa altura da sua vida profissional, com o salário de um iniciante em jornalismo.

Outra opção seria você fazer uma cobertura jornalística mais amadora. Criar um blog ou um site e ir divulgando seus textos pelas mídias sociais…”

 

Mas já divulgamos aqui no blog, em outras ocasiões, histórias de pessoas que largaram tudo, com mais de 40, e começaram do zero na profissão. Elas têm que abrir mão do salário que já possuem em suas áreas de origem para começar com o inicial de um foca, que não costuma ser alto. Mas muitas vezes dá certo.

A inspiração mais recente sobre isso que lembro de ter postado foi a história do Rogério de Moraes, que resolver virar jornalista aos 36. Depois vamos perguntar a ele como as coisas estão indo, para dividir com vocês.

Mas alguém aí mudou radicalmente de área depois de muitos anos de experiência e resolveu encarar o jornalismo? Quer dividir conosco? 🙂

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade