Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Jornalismo entre os 10 piores trabalhos nos EUA

Por Cristina Moreno de Castro

O leitor Igor Reis nos mandou uma matéria do Huffington Post bastante desanimadora.

Pela primeira vez, um ranking que lista os dez piores trabalhos dos Estados Unidos colocou a profissão de repórter dejornal impresso (5º lugar) e de rádio e TV (10º).

Vejam o que ele nos disse:

“Eu estava lendo uma matéria no Huffington Post com o título “Os dez piores trabalhos dos Estados Unidos”, de acordo com um levantamento feito por uma consultoria da área. Segundo a reportagem, a lista deste ano incluiu profissões que até então não faziam parte do ranking. E para a minha surpresa estavam lá broadcaster (profissionais de rádio e de tevê) -10ª posição- e repórter de jornal impresso -5ª posição. Achei curioso.

Mas observando os parâmetros que a consultoria considerou para fazer a pesquisa, até que não é tão surpreedente assim. Os principais, na minha avaliação, são perspectivas de contratação no mercado de trabalho (hiring outlook), salário (income) e stress. Eles também consideraram fatores como ambiente de trabalho e demandas físicas (acho que nesse aspecto não há muito o que se considerar).

Enfim, como reflexão é um pouco frustrante, haja vista que a m aior parte das profissões que englobam esse top ten são de trabalhos manuais -para não dizer todos.

Eu dei uma olhada na lista de 2011 da mesma consultoria (http://www.careercast.com/jobs-rated/10-worst-jobs-2011), e realmente não consta a nossa área lá. Será os sinais dos tempos?”

Realmente, a TV aberta e a mídia impressa nos EUA estão passando por uma crise muito grande, que ainda não afeta a América Latina e países da Ásia.

Mas vocês acham que está a caminho? Se houvesse um ranking assim no Brasil, o jornalismo estaria entre os 10 piores?

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade