Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Como escrever mais rápido minha matéria?

Por Cristina Moreno de Castro

Um leitor do blog nos mandou a seguinte dúvida, seguida de um desabafo sobre uma dificuldade que sente durante as coberturas:

“Quando o sujeito precisa cobrir um evento e tem de logo após o evento enviar o texto da pauta, quais dicas os experientes dão para se fazer em pouco tempo um bom texto?

No meu caso, que já se repetiu algumas vezes, é sempre em coletiva de imprensa. Como na internet tem que ser tudo quase em tempo real, acabando a coletiva tinha que preparar texto sobre o evento, com aspas e tudo mais. Em todas as ocasiões senti grande dificuldade em selecionar as declarações que mereciam aspas, consultar anotações, conferir a gravação, amarrar o texto e deixar tudo redondo. Demoro sempre cerca de duas horas e meia pra fazer tudo e acho que é muito tempo (me sinto bem lerdinho, na verdade).

Queria algumas dicas para quem precisa produzir rapidamente um texto no calor da hora, ou pelo menos antes que tudo esfrie de vez.”

E aí, quem tem sugestões ou já descobriu truques para tornar esse trabalho mais ágil? 😀

ADENDO: alguns dos nossos leitores já deram dicas bem legais aqui embaixo, nos comentários. Confiram!

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade