Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Breve roteiro para ajudar a decidir

Por Ana Estela de Sousa Pinto

Namoro há quatro anos, mas me apaixonei por outro. Com quem eu fico?

Passei em duas faculdades, uma melhor num outro Estado, outra pior na minha cidade. Qual eu faço?

Fui chamada pra uma superbalada e tenho prova amanhã. Caio em tentação?

Estou no estágio mas fui selecionada para um curso de um mês nos Estados Unidos. Largo o trabalho?

Ou, como perguntou o Leandro ontem: vou para uma TV local em Mato Grosso ou fico em São Paulo, mas fora do jornalismo? (leia a história dele aqui)

Se identificou com os dilemas? Fique tranquilo, muitos outros ainda vão aparecer nasua vida.

E é claro que não há respostas fáceis nem multiuso.

Por que é tão difícil?

Porque escolhas implicam perdas e ganhos.

Para ajudar um pouquinho, dá para fazer o seguinte:

  1. faça  uma lista das opções. No caso do Leandro, por exemplo, algumas delas seriam: 1) repórter na TV em MS; 2) assessor em tal lugar; 3) montar uma empresa X; 4) tentar fazer frilas para grandes veículos; 5) pesquisador em SP
  2. liste os prós e contras de cada opção. Inclua tudo: currículo, salário, família, satisfação, gastos, amores, planos futuros etc.
  3. se ficar em dúvida em relação a algumas das vantagens ou desvantagens, tente conhecer melhor suas opções. Seria importante que o Leandro, que parece meio desconfiado em relação à empresa que quer contratá-lo, fosse até lá conhecer a TV e a equipe. Se possível, não tome decisões no escuro.
  4. compare os prós e contras com seus planos de vida, no curto e no longo prazo, e sinta qual das opções combina mais com eles

Ainda assim, você ficará inseguro, terá medo de pegar a estrada errada etc. É inevitável. Você sempre estará assumindo riscos e abrindo mão de vantagens. Mas pelo menos saberá melhor quais são eles.

Pensando nos passos acima e nas alternativas do Leandro (aceitar o emprego em MT ou ficar em SP fora do jornalismo), quais vocês acham que seriam os prós e contras?

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade