Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Fico fora em SP ou dentro em MT?

Por Ana Estela de Sousa Pinto

Vejam a dúvida de nosso leitor Leandro:

Formei-me em jornalismo no final de 2010. Não fiz estágio por questões financeiras, visto que trabalhava em outro ramo que pagava um bom salário e, inclusive, a faculdade. Tinha vontade de mergulhar num estágio, mas se assim fizesse não conseguiria pagar a faculdade. Ou seja, escolhi permanecer na empresa.

Pois bem. Minha escolha, hoje, cobra um preço alto: a dificuldade extrema de conseguir algo na área. E quando me refiro à área, falo de redação. Não tenho vontade de trabalhar com assessoria ou comunicação empresarial. Já tentei muita coisa, mas nada deu resultado. Cheguei na etapa final de um processo seletivo na TV Cultura, mas creio que a falta de experiência tenha contribuído para que eu não fosse o escolhido para a vaga de redator.

Mas, agora, recebi uma proposta para trabalhar como repórter em uma TV no MT.  Segundo o chefe da TV, esta é “afiliada” de uma grande emissora, mas isso não consta no site da emissora…

Enfim, o fato é que vi alguns vídeos pela internet e a TV é um tanto quanto precária. Os vídeos são ruins, os repórteres não empregam o português corretamente (alguns sequer são jornalistas), as matérias têm qualidade questionável e outras coisas.

Daí, gostaria de uma opinião de alguém experiente. Atualmente moro em SP. Teria de me mudar para lá, mudar hábitos e outras coisas. Valeria a pena? A proposta é CLT, com salário dentro do piso da categoria na região. Penso que a experiência como repórter poderia valorizar meu currículo. No entanto, como a TV é pequena e de qualidade questionável, fico receoso. Eu teria de mudar minha vida completamente, morar em uma cidade carente e desconhecida. Por isso, penso duas vezes. E aí, qual a opinião de vocês?

E então, o que acham? Quem já esteve nessa situação? O que escolheu? Deu certo?

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade