Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jornalismo e matemática

Por Cristina Moreno de Castro

Já falamos disso aqui dúzias de vezes, mas hoje parei pra pensar como estou sentindo na pele, e resolvi compartilhar.

Tem gente que faz jornalismo crente que vai se livrar da matemática, mas ela está presente em todas as editorias, em vários tipos de pautas. Tabulações, juros, percentuais, levantamentos estatísticos, comparações de grandeza, tudo isso existe em cobertura de cidades, de economia, de política, de futebol.

Desde fevereiro comecei a cobrir trânsito e percebi que, nessa área, a matemática é ainda mais usada do que em qualquer outro tipo de cobertura que eu tinha feito até então.

Afinal, trânsito lida com engenharia de tráfego, com estatísticas de acidentes, com balanço de multas, com comparações entre fluxo de veículos em determinados períodos, com entendimento sobre capacidade das vias e velocidades usadas nelas etc.

É raro eu passar um dia sem entrar no Excel e mexer em tabelas. Principalmente quando quero fugir da dependência de dados oficiais.

E, pessoalmente, gosto muito disso, porque sempre adorei matemática. Mas fica como mais um exemplo para os que achavam que tinham se livrado dela 😉

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade