Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Alô, personagem, você será capa e sua vida vai mudar

Por Cristina Moreno de Castro

Nem sempre quando começamos a apuração de uma matéria sabemos exatamente onde ela vai parar. Se vai ser uma nota ou um abre, se vai ser capa do caderno ou manchete da edição: tudo depende da apuração em si, mas também das outras notícias do dia, que “concorrem” com aquela na edição.

Muitas vezes, como já falei por aqui, não sabemos nem sequer se as várias pessoas que entrevistamos terão espaço na matéria, depois de pronta.

No entanto, isso aos poucos vai se delineando. Em uma revista semanal, por exemplo, é mais comum já se ter uma ideia do que vai ser a capa com alguma antecedência.

Se cai uma bomba no seu colo, com grande potencial de ganhar destaque no jornal ou revista e de ter grande repercussão, é possível e desejável (salvo em algumas situações, como em casos de denúncia) que o personagem entrevistado seja alertado sobre o furor que a notícia poderá causar na vida dele.

É isso que o Gabriel Ferreira discute em post em seu blog, sobre o casal de oficiais do Exército que foram perseguidos por serem gays.

Leiam AQUI e depois nos digam: vocês concordam com o Gabriel?

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade